Relatorio OARS
Discente: Sofia Ribeiro 12869
Unidade Curricular: Iniciação à Prática Profissional III
Docente: Raquel Gonçalves
Educação Social Gerontológica
Viana do Castelo, Março de 2014
Pedido
Esta avaliação foi implementada no contexto de uma investigação científica acerca do envelhecimento no concelho de Viana do Castelo, levada a cabo pela turma do 2º ano do curso de Educação Social Gerontológica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo por iniciativa da coordenação de curso. Nesta investigação foram questionados 25 indivíduos com idades superiores a 65 anos, residentes nas várias freguesias do concelho. Arminda Gomes mostrou-se disponível em colaborar no estudo passando por esse motivo a integrar a amostra.
Problema
Arminda Gomes tem 68 anos, é solteira, não tem filhos e reside em Viana do Castelo com a irmã. Atualmente encontra-se reformada por idade mas exerceu as profissões de costureira e ajudante de cozinha após completar o ensino básico primário.
Objetivos da Avaliação Com esta avaliação pretende-se de uma forma geral analisar a qualidade de vida dos idosos a residir em casa de um modo multidimensional. Especificamente pretende-se avaliar a capacidade funcional de Arminda em cinco áreas fundamentais para a qualidade de vida: recursos sociais, recursos económicos, saúde mental, saúde física e atividades da vida diária. Pretende-se ainda medir a utilização e a necessidade percebida de vários tipos de serviços por parte do alvo de avaliação.
Material e Métodos
No sentido de se adquirir conhecimentos acerca da capacidade funcional do alvo de avaliação, nomeadamente relativamente aos seus recursos sociais e económicos, à sua saúde física e mental e atividades da vida diárias e com a intenção de se perceber qual a medida em que Arminda Gomes utiliza determinados serviços e a necessidade percebida acerca dos mesmos, optou-se pela utilização do instrumento OARS (Old