relatorio fisio
2.1 MATERIAL
Termômetro
Cronômetro
Tubos de ensaio
Carimbo
Compasso
Bacias
Água líquida
Gelo
Béqueres
2.2 PROCEDIMENTOS
1. Colocou-se o dedo indicador depois a mão em uma bacia com água a 50°C por 15 segundos. Repetiu-se o procedimento, porém com a água a 10°C.
2. Colocou-se simultaneamente uma das mãos em água a 50°C e a outra mão em água a 10°C durante 2 segundos. Depois disso colocaram-se as duas mãos juntas, ao mesmo tempo, na água a 33°C.
3. Aplicou-se sobre a fonte um tubo de ensaio com gelo durante 15 segundos, depois durante um minuto. Repetiu-se o procedimento, porém utilizando o tubo de ensaio com água a 50°C. Dessa forma, testou-se o tempo de persistência das sensações de frio e calor após a retirada dos tubos utilizando os dois intervalos de tempo.
4. Prepararam-se dois béqueres com água bastante quente. Encostou-se um béquer nos lábios e no outro se introduziu um dedo. Assim, concluiu-se em qual das duas regiões do corpo foi mais difícil resistir à temperatura.
5. Escreveu-se com o dedo na testa de um colega de olhos fechados as letras b, d, p e q, aleatoriamente, escritas em minúsculo, para que depois o colega pudesse dizer qual foi cada letra identificada por ele.
6. O teste consistiu em carimbar o colega com um carimbo quadriculado no dorso da mão, na lateral do dedo indicador, na parte ventral do antebraço, na face e nas costas, sempre do mesmo lado do corpo. Cada quadrinho do carimbo, correspondia a 0,5x0,5cm, sendo a distância de um quadrinho pra outro de 0,5cm, entre dois quadrinhos, 1,0cm, entre três quadrinhos, 1,5cm e assim por diante. Depois, usando um compasso, espetou-se levemente um voluntário de olhos vendados, com as pontas do compasso, ao mesmo tempo (é importante para a precisão dos resultados que as duas pontas do compasso toquem o voluntário ao mesmo tempo). Perguntou-se então se ele sentiu um ou dois pontos, repetindo o procedimento nas diferentes regiões do corpo, com aberturas diferentes