Relatorio Fisio Ausculta
Através da ausculta cardíaca, pode-se identificar sons originados do mesmo, que serão classificados de acordo com diversos parâmetros, dentre os quais estão: frequência, localização no ciclo cardíaco, melhor foco de ausculta e irradiação, duração. Visto isso a aula pratica teve como objetivos: Aprender a auscultar as bulhas cardíacas fisiológicas e patológicas e identificar o foco de cada valva do coração. A pressão arterial é um dos sinais vitais, assim como a temperatura, respiração e pulso que, quando alterada, pode acarretar em complicações sistêmicas graves. A aferição da pressão arterial permite guiar condutas terapêuticas individuais, monitorar prevalências populacionais e identificar fatores de risco associados à hipertensão arterial. Portanto, é fundamental que o profissional da área de saúde saiba mensurar e interpretar os valores pressóricos. Portanto, o objetivo da aula foi aprender a aferir pressão sanguínea em três diferentes situações , em pé , sentado e deitado em diferentes estágios de esforço.
3.MATERIAIS E MÉTODOS
Para essa prática foram utilizados o esfigmomanômetro e o estetoscópio, além de quatro alunos voluntários nos quais foram realizado os exames de ausculta cardíaca e aferição de pressão arterial . Foi utilizado também recursos de ensino como giz branco , quadro negro além de um aplicativo do celular que simula os batimentos cardíacos normais e anormais como presença de sopro e deficiência em uma das valvas.
O método foi indireto, qualitativo, não invasivo e “in vivo”.
4.PROCEDIMENTOS
Inicialmente a turma foi dividida e os monitores apresentaram o estetoscópio e o esfingmomanômetro aos alunos. Logo após foi realizada uma explicação básica sobre os focos e foi passado que o