RELATORIO PRATICA PA FISIO ANIMAL COMPARADA
Departamento de Biologia
Kariny Filgueira Ferreira de Sousa & Marcos Vieira da Silva.
Determinação da Pressão Arterial Humana
Relatório apresentado à disciplina
CH881-Fisiologia Animal
Comparada do Curso de Ciências Biológicas
Fortaleza, CE
2015
Introdução
O coração é um órgão muscular de movimentos involuntários, localizado posteriormente ao osso esterno. Ele é composto por dois sistemas de bombeamento, um do lado direito e outro do lado esquerdo. Cada um destes sistemas apresentam duas câmaras: um átrio e um ventrículo.
O fluido que irriga todo o tecido muscular cardíaco e circula por todos os outros sistemas é o sangue, nos cordados. Ele é conduzido a partir do coração através de um sistema de tubos ou canos elásticos (artérias, capilares e veias) e eventualmente retorna a este órgão.
O fluxo que circula através destes sistemas de tubos pode ocorrer de modo irregular e turbilhonado, caracterizando o fluxo como turbulento. Neste sistema de tubos e bomba forma uma pressão. A pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias é identificada como pressão arterial, onde podemos determinar dois tipos de pressão: a sistólica, quando o coração se contrai (pressão máxima) e a diastólica, quando o órgão dilata (pressão mínima).
Buscando entender a relação da pressão sanguínea com os diferentes organismos humanos, foi feita uma prática de verificação da pressão sanguínea em oito saudáveis indivíduos com a mesma faixa etária, aproximadamente.
Objetivo
1 Familiarizar o aluno com os processos esfigmomanométricos.
2 Demonstrar algumas das variações fisiológicas da pressão, devido a posições e estados físicos diferentes.
Metodologias
Para a realização da prática foi necessário materiais como, esfigmomanômetro (constituído de bolsa de compressão contida por um manguito, um manômetro no qual a pressão aplicada pode ser lida, uma pera pressurizadora e a válvula da pera), estetoscópio e aparelho digital com bolsa de