Atividade Filologia
Discentes: Joilma Maria Freitas Trindade; Márcia Silva de Souza
Docente: Liliane Lemos Santana Barreiros
Atividade
1. Descreva como surgiu a filologia e sua relação com a linguística?
A filologia surgiu no século III A.C na biblioteca de Alexandria com a constituição e restauração das poesias de Homero. Ou seja, com a necessidade de (re) construir textos autênticos e preservá-los da ação do homem e do tempo. E sua relação com a Linguística é o texto, pois a filologia trabalha com a materialidade do texto, centrada na investigação dos textos escritos e a linguística com a forma, que é o estudo da linguagem e das línguas.
2. Conceitue filologia românica?
A filologia é o estudo das línguas e literatura românicas, desde as origens mais remotas ate as fases atuais. E, estuda os textos neolatinos.
3. Descreva como funciona o método histórico - comparativo e a que grupo de língua é aplicado?
O método histórico – comparativo é aplicável a casos de grupos de línguas genealogicamente afins. Dados colhidos nas línguas com a mesma origem são comparados entre si para se lhes encontrar a forma originária, determinar os metaplasmos ocorridos, verificar – lhes o significado, a formação de novos campos semânticos, o motivo ou os motivos de tais formações, e inúmeras questões semelhantes. Um exemplo é do verbo “deixar” em português. Ou seja, o método histórico-comparativo parte de fatos devidamente comprovados em textos ou observados nas línguas estudadas.
4. Descreva os teóricos e a visão de linguagem dos métodos da filologia românica estudados?
1. Método Histórico-Comparativo --- Friedrich Diez tornou – se o pai da Filologia Românica aplicando o método histórico-comparativo. Esse método é aplicável em grupo de línguas genealogicamente afins, ou seja, entre línguas que possuem a mesma origem, esse método é aplicado às línguas românicas. Os dados colhidos nas línguas com a mesma origem são comparados entre si para se lhes encontrar a