Questões sobre filologia romância
4063 palavras
17 páginas
TRABALHO DE FILOLOGIA ROMÂNICA I1) Descreva detalhadamente o conceito de Filologia Clássica, Filologia Românica e Filologia Comparada.
O conceito de filologia vem do grego, e significava num primeiro momento “amigo das letras” das obras literárias e da linguagem. A filologia é a área do conhecimento que, através dos textos escritos, estuda a língua e a cultura de um povo. O conceito de filologia não nos chegou de forma clara e precisa, mas, assim como todos os conceitos científicos, passou por várias transformações até chegar ao conceito atual. Por exemplo, para Platão a filologia era vinculada ao uso fluente e erudito da língua, ou seja, não estava neste momento definido o seu caráter científico. Hoje, a filologia é um estudo científico do tipo de língua ou de família de línguas atestado por documentos escritos.
É importante ressaltar que o campo de estudo tem como base o documento escrito. A filologia tem como objetivo conhecer a civilização e a cultura de um povo através de seus documentos escritos, tendo como principal instrumento a língua em que estes documentos foram produzidos. A partir do Humanismo, muitos estudiosos começaram a se interessar pela cultura clássica, surgindo assim um especial interesse pelos textos produzidos pelos gregos e romanos como instrumento de manipulação das informações sobre a época a que se referiam os textos antigos, o que exigia um conhecimento muito grande das línguas antigas. A esse interesse pelas literaturas antigas chamou-se Filologia Clássica. Logo, a filologia clássica busca desvendar a civilização greco-romana através do estudo da produção literária deixada por seus poetas e prosadores e está intimamente ligada aos sistemas lingüísticos da Antigüidade Clássica, especialmente do latim e do grego antigo.
Durante a expansão do Império Romano, o latim foi transformando-se em vários dialetos dando origem a várias línguas modernas que, por sua vez, desenvolveram uma