a historia do brasil
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL – LINHA DO TEMPO
BRASIL CATEQUESE E INICIO DA COLONIZAÇÃO – SÉCULO XVI
1500- Descobrimento do Brasil – Ações dos portugueses:
Atividade restringe à extração do pau Brasil
Expedições exploratórias
1530- Início da colonização — sistema de capitanias hereditárias e a monocultura da cana de açúcar; implantação de formas de economia: pré capitalistas, com grandes proprietários de terra; Economia, expandiu-se em torno do engenho da cana de açúcar- dominando o trabalho escravo- primeiramente dos índios e, depois dos negros africanos.
Características da Estrutura econômica colonial- latifúndio, escravatura, monocultura – Sociedade patriarcal, centrada no poder do senhor do engenho.
Predomina a economia agrícola, o lucro vai todo para a metrópole – de modelo agrário para exportador dependente.
Educação – não era meta prioritária- motivo – funções na agricultura não exigia formação especial.
1549-
Vinda do 1º governador geral para o Brasil –Tomé de Souza
Junto vieram diversos jesuítas encabeçado por Manuel da Nobrega;
15 dias após já estava funcionando: uma escola de ler e escrever na recém-fundada cidade de Salvador;
Muitas escolas foram fundadas pelos jesuítas. Durante 210 anos os jesuítas promoveram maciçamente: trabalho missionário e pedagógico; catequese dos índios; a educação dos filhos dos colonos; impedir que os colonos se desviassem da fé católica; a formação de novos sacerdotes e da elite intelectual; o controle da fé e da moral dos habitantes da nova terra; atividades missionárias facilitava a dominação – nessas circunstâncias a educação assumia o papel de agente colonizadora.
Os jesuítas se deslocaram da Bahia para o sul- fundaram o Colégio de são Vicente no litoral – depois foi transferido para o Piratininga no Planalto – onde surgiu a