Tratamento e acompanhamento do diabetes mellitus
2006
Tratamento e acompanhamento do
Diabetes mellitus
Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes
2 006
Diretrizes sbD
Apresentação
Dr. Leão Zagury
presidente da SBD - Gestão 2004/2005
Dr. Marcos TaMbascia
presidente da SBD - Gestão 2006/2007
A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) há muitos anos vem publicando consensos desenvolvidos a partir de discussões entre os mais renomados especialistas em diabetes e endocrinologia do país. Esses consensos tinham como objetivo estabelecer padrões de tratamento para que não só os especialistas, mas também clínicos que cuidam de diabéticos, pudessem desenvolver seu trabalho com mais segurança.
Os consensos foram publicados no órgão oficial da SBD, a revista Arquivos Brasileiros de
Endocrinologia e Metabologia, e disponibilizadas no site da nossa entidade (www. diabetes. org.br). Somente nos dois últimos anos foram feitos cerca de 220 mil downloads, o que atesta a contribuição que vem trazendo.
Em 2006, no entanto, vamos publicar o que chamamos de diretrizes, que também refletem o ponto de vista oficial da SBD, com o diferencial de serem baseadas em evidências.
A medicina baseada em evidências visa a auxiliar o médico no processo de decisão.
Na prática clínica, é importante diagnosticar, programar o tratamento, conhecer o prognóstico e tomar decisões. Para tanto se tornam necessários o acesso à informação e à literatura, o conhecimento de vantagens e desvantagens de cada estudo e a compreensão de métodos estatísticos e pesquisas. As informações devem ser processadas e sintetizadas para serem transformadas em recomendações, isto é, em diretrizes clínicas (practical guidelines), que devem servir de orientação na conduta. É importante que sejam atualizadas, divulgadas e, sobretudo, implementadas, pois, caso contrário, há risco de desperdício de tempo, energia e dinheiro.
No processo de tomada de decisão médica devem ser consideradas as