RELATORIO FISIO EXERCICIO
REFERÊNCIAS:
ROGATTO, G.P.; LUCIANO, E. Efeitos do treinamento físico intenso sobre o metabolismo de carboidratos. Rev. Bras. Ativ. Fis. Saúde, Rio Claro/SP, v.06, n.2, pg. 39-46, jun/2001
O artigo fala sobre o metabolismo de carboidratos em ratos durante a realização de exercícios físicos intensos, para isso foi levado em consideração parâmetros em condições de repouso e o pós-exercício.
Sabe-se que durante o exercício físico ocorre uma rápida mobilização e redistribuição energética para a execução do trabalho muscular, isso ocorre devido às funções orgânicas principalmente a energia química, derivadas da metabolização dos nutrientes ingeridos na alimentação para a geração de Adenosina Trifosfato (ATP), a qual é utilizada em todas as reações celulares.
Para isso foram utilizados ratos machos jovens de aproximadamente 60 dias de vida, com alimentação adequada e balanceada padrão (purina) e água e distribuídos em gaiolas (5 ratos por gaiola) a temperatura ambiente (25°C). Os animais foram divididos em grupos experimentais: Sedentário Repouso (SR), Sedentário Agudo (SA), Treinado Agudo (TA), Treinado Repouso (TR). Os animais dos grupos TR e TA foram submetidos a 6 semanas de treinamento que consistiu na realização de 4 series de 10 saltos em piscina, suportando uma carga equivalente a 50% da massa corporal, 5 vezes/semana. Ao final das 6 (seis) semanas os animais foram sacrificados nas condições de repouso (SR e TR) e pós-exercício (SA eTA). Coletou-se sangue para a determinação da glicose, insulina e lactato, e tecidos musculares (porções de fibras branca e vermelha do gastrocnêmio), cardíaco e hepático para analise das concentrações de glicogênio.
Com isso foi verificado que o treinamento físico proposto atua de maneira positiva sobre o organismo exercitado, pois promove aumento de reservas energéticas, principalmente quanto ao metabolismo de carboidratos da porção branca