Relatorio de fisio
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLOGIA E PRODUÇÃO
-------------------------------------------------
BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
RONALDO JULIANO PAVLAK
DAIANA KAROLINE KAISER
EFEITO DO ARILO DE MAMÃO NA GERMINAÇÃO DE ALFACE
TOLEDO
2011
RONALDO JULIANO PAVLAK
DAIANA KAROLINE KAISER
EFEITO DO ARILO DE MAMÃO NA GERMINAÇÃO DE ALFACE
Síntese apresentada à disciplina de Fisiologia Vegetal II, do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Professora: Michele Fernanda Bortolini
TOLEDO
2011
INTRODUÇÃO
Alelopatia trata-se da influência de um indivíduo sobre o outro, seja prejudicando ou favorecendo o segundo, e sugere que o efeito é realizado por biomoléculas, aleloquímicos, produzidas por uma planta e lançadas no ambiente, seja na fase aquosa do solo ou substrato, seja por substâncias gasosas volatilizadas no ar que cerca as plantas terrestres (RIZVI et al., 1992 apud FERREIRA & AQUILA, 2000).
Estudos sobre o efeito de aleloquímicos sobre a germinação e/oudesenvolvimento da planta são manifestações secundárias de efeitos ocorridos a nível molecular e celular inicialmente (FERREIRA & AQUILA, 2000). Segundo Ferreira &Aquila, 2000, a alface é uma espécie em que as sementes são facilmente encontradas e bastante sensíveis a vários aleloquímicos. Muitas vezes, o possível alelopático apenas retarda o processo germinativo, em geral, germinam em 72 horas, dependendo da temperatura.
Estudos mostram que compostos fenólicos presentes no arilo dassementes de mamão provocam inibição da germinação edo crescimento da raiz primária de alface (TOKUHISA, D. et al. 2007) O objetivou deste trabalho foi verificar o efeito alelopático do arilo do mamão na germinação de sementes de alface.
.
MATERIAL E MÉTODOS
Distribuiu-se uniformemente 30 sementes de mamão, com arilo, sobre papel filtro em uma placa de Petri, e adicionou-se 06 ml de agua destilada.