Relatorio fisico-quimica
Data de realização: 21 de janeiro de 2013
Aula nº 106, 107 e 108
Data de entrega: 31 de janeiro de 2013
Índice
Execuções laboratoriais:
1- Preparação de uma solução aquosa a partir de soluto sólido (tiossulfato de sódio)
2- Preparação de uma solução por diluição com fator de diluição 10
3- Fabrico de acendalhas
1 – Preparação de uma solução aquosa a partir de soluto sólido (tiossulfato de sódio) (pág.207 manual)
Objetivo
O objetivo de trabalho é preparar 50,0 cm3 de uma solução de tiossulfato de sódio penta-hidratado - Na₂S₂O₃H₂O – de concentração 0.030 mol/dm3.
Introdução teórica
Uma solução aquosa é uma solução onde o solvente é a água e o soluto é uma substância qualquer, em menor quantidade que a água. A preparação destas soluções aquosas são as mais usadas nos Laboratórios de Química. Existem situações em que se utilizam soluções que não precisam de ter uma concentração rigorosa. Por exemplo, soluções para testes qualitativos. Noutras situações, em que as soluções vão ser usadas em análise quantitativa, a sua concentração tem que ser rigorosamente conhecida (soluções padrão).
O modo de obtenção de uma solução - padrão é diferente, consoante se trate ou não de uma solução de um padrão primário. As substâncias primárias têm características “pessoais”, de modo que a sua quantidade se pode ficar a saber através de um simples pesagem rigorosa. No caso de se tratar de substâncias não primárias, só será possível saber a quantidade existente num exato volume de solução desde que se determine, a concentração da referida solução através da fórmula C=n/v
As soluções padrão preparam-se, pesando uma determinada massa de soluto concentrado, dissolvendo-o no solvente e diluindo a solução obtida num balão volumétrico.
O tiossulfato de sódio (figura 1) é um sal sólido que existe no Laboratório na forma de sal hidratado de fórmula química Na2S2O3H2O. É usado como agente fixador-padrão para filmes e