Motivação e desmotivação de colaboradores nas empresas
Motivação procura explicar por que as pessoas se comportam. As pessoas são motivadas por certas necessidades e alcançam suas satisfações primárias através dos grupos com os quais interagem. Motivação é importante porque permite um meio para que as pessoas interajam, formando grupos sociais (organização informal). Para os colaboradores a motivação funciona como alternativa de crescimento, pois o colaborador tende a produzir mais, desde que a motivação seja atendida. Os colaboradores são criaturas complexas, com sentimentos, desejos e temores. O Comportamento no trabalho – como o comportamento em qualquer lugar – é uma conseqüência de muitos fatores motivacionais. O homem é motivado, não por estímulos econômicos e salariais, mas por recompensas sociais, simbólicas e não materiais. As pessoas se empenham, verdadeiramente, se sentem que estão desenvolvendo um trabalho realmente útil, interessante, e têm oportunidade de opinar e participar das decisões. Além do trabalho interessante, todo indivíduo deseja progredir, tornar-se mais experiente e, sobretudo, ser reconhecido como bom profissional.
ÍNDICE
1. Motivação
2. Formas para incentivar os colaboradores
3. As cinco teorias motivacionais
4. Oito táticas para lidar com a fraca motivação
5. Desmotivação no emprego
6. A tarefa do administrador
1. MOTIVAÇÃO
Motivar é ter “motivos”, ter motivos para trabalhar, para se dedicar, para comprometer-se, para querer vencer e aprender, etc. O que a empresa deve e pode fazer é criar condições necessárias á motivação. Isto quer dizer criar um clima em que as pessoas se sintam estimuladas a empreender e a fazer o necessário.
Um bom salário e um pacote de benefícios são importantes (Fator Básico), mas só isso não é o suficiente. A organização (Gestores) deve conhecer as necessidades dos colaboradores e através desse conhecimento traçar estratégias eficazes para estimular a motivação do