Trabalho - fonte de estresse e frustração
Osmar Dias de França - 2013
Estresse é um processo dinâmico que se manifesta em uma pessoa em função das pressões, desafios ou ameaças cotidianas, que lhe desenvolve mudanças comportamentais e surgem os sintomas físicos e psicológicos. O atual estilo de vida das pessoas é o grande vilão na geração do estresse e este novo modo de viver é impulsionado pelo mercado competitivo, a correria do dia a dia e a utópica busca pelo que não se sabe o quê!
Neste trabalho, abordaremos o tema, “Trabalho como fonte de estresse”, onde tentaremos identificar os principais problemas encontrados nas organizações que coloca o trabalho como uma das principais fontes de estresse e frustração ao homem moderno.
Entre os inúmeros fatores causadores de estresse, temos o trabalho, onde encontramos a maior carga de pressões e desafios do nosso tempo, e ainda, as ameaças em função das constantes crises e mudanças que assolam o mercado mundial. Podemos considerar como um fator potencial, as frustrações por falha de produção ou baixo desempenho que podem ter origem interna ou externa à organização; a desmotivação por insucessos nas metas, advindas das crises financeiras; as dificuldades das grandes metrópoles com relação à mobilidade entre outros.
Com os inúmeros fatores de estresse e frustrações que encontramos no trabalho, acabamos desmotivados e baixamos os níveis de produção e nos bloqueamos ao desenvolvimento pessoal. Assim, enumeramos alguns dos principais problemas encontrados no trabalho:
1. Frustração por falha de produção, baixo desempenho – falhas por falta de planejamento contínuo dos processos, causando perdas originadas em equipamentos ou membros da equipe com baixo desempenho;
2. Desmotivação por insucessos nas metas propostas – quando se trata de pessoas com alto desempenho, sentem-se desmotivados quando os interesses corporativos não são alcançados – sentem-se frustrados;
3. Desmotivação causada por sistema de