relatorio eletrolise
1. Quais os produtos liberados no catodo e no anodo? Como foram identificados?
R: No anodo foi liberado iodo (I+) durante a eletrólise, identificado por sua coloração castanha.
No catodo
2.O que acontece com iodo na presença de solução de iodeto de potássio?
R:
3. A solução usada na eletrólise precisa ser iônica? Por quê?
R: Sim. Devido a eletrólise ser um processo químico não espontâneo provocado por corrente elétrica. Mas o que é necessário a presença de substâncias iônicas para que ocorra a eletrólise, pois elas possuem a capacidade de conduzir corrente. A eletrólise provém dessa propriedade iônica, ou seja, é um processo que se baseia na descarga de íons, onde ocorre uma perda de carga por parte de cátions e ânions.
4. Que substâncias seriam formadas se, em vez de solução de iodeto de potássio, usássemos uma solução de cloreto de sódio?
R:
5.O que é eletrólise ígnea?
R: Eletrólise ígnea é uma reação química de eletrólise, isto é, a separação de elementos químicos de um composto, feita com o eletrólito fundido, não ocorrendo sobre a solução do eletrólito. O termo ígnea vem do latim igneu, significando ardente. Na eletrólise ígnea utilizam-se eletrodos inertes que possuam elevado ponto de fusão. O processo da eletrólise ígnea é utilizado para obter metais alcalinos, alcalino terrosos e alumínio, pois seus cátions não perdem a carga no estado líquido.
É uma eletrólise onde não há presença de água. Metais iônicos são fundidos (derretidos). Ao se fundirem, eles se ionizam formando íons. A partir desses íons, é formada a corrente elétrica.
6. Por que se utiliza eletrodo de carvão?
R:
7. Cite três aplicações industriais da eletrólise.
R: Galvanoplastia,
8. Equacione as semi-reações e a reação global ocorrida na eletrodeposição do cobre.
R:
Bibliografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eletr%C3%B3lise_%C3%ADgnea
http://www.soq.com.br/conteudos/em/eletroquimica/p4.php