relatorio Eletrolise
A palavra eletrólise vem dos radicais eletro (eletricidade) e lisis (decomposição) ou seja, decomposição por eletricidade.
As primeiras experiências com eletrólise foram feitas pelo químico Humphry Davy. Em 1808, Davy efetuou melhorias onde conseguiu isolar diversos elementos a partir dos seus óxidos.
Conforme o passar dos anos a eletrólise foi ganhando espaço na aplicação industrial, formando diversos metais como:
-Sódio
-Magnésio
-Potássio
-Alumínio
E também na produção de não metais como:
-Cloro
-Flúor
Também é responsável pelo processo de galvanização, onde peças são encobertas por uma fina camada de metais. Em processos de anodização, que nada mais é do que uma oxidação forçada da superfície de um metal para que seja mais resistente à corrosão.
2. Objetivo
Verificar experimentalmente a redução de um metal a partir de seus íons usando a corrente elétrica como força-motriz para a reação.
3. Materiais
- 2 Placas de cobre
- Béquer de 500ml
- Fonte de corrente (12V)
- Dissipador de calor
- Amperímetro ou multímetro
- Solução de Sulfato de cobre (CuSO4)
4. Métodos
Primeiramente foi polida as placas para que não houvesse nenhuma substancia que alterasse a experiência, como por exemplo o ferrugem. Ao iniciar o experimento mediu-se a massa da placa I e II de cobre metálico na balança de precisão.
Placa I Placa II Massa= 11,8743 12,5374
Em um Béquer foi adicionado 400 ml de CuSO4(aq), colocando as placas dentro. Ligou-se os polos e montou o circuito em serie dos componentes (Placa I e II), com a fonte de corrente continua em 12V. Preencheu a cuba eletrolítica com a solução de sulfato de cobre 0,50 mol/L e ligou a fonte de corrente, durante 20min. Observou-se os resultados de I(A) a cada 1 min. analisando que nenhum houve queda brusca, e sim uma variação muito pequena de valor. Logo após esse tempo retirou-se as placas de cobre