Relatório Eletrólise
Laboratório de Físico Química II
Docentes: Carla Braga Adriana Galdino
Discentes: Mariana Cabral Pamela Freire Paula Fernandes
Grupo 07
Turma: AM 241 - Alimentos
Introdução Teórica
Objetivos
Observar em laboratório as reações de eletrólise e a diferença entre eletrodos inertes e ativos.
Materiais e Reagentes
Materiais
Bécher de 50 mL (2)
Placa de Petri
Bastão de Vidro
Fonte de Corrente Contínua
Eletrodos de Cobre (2)
Eletrodos de Grafite (2)
Reagentes
KI 5%
H2SO4 1,0 mol/L
CuSO4 0,5 mol/L
Fenolftaleína
Goma de amido
Procedimentos
O procedimento 1 consistiu na eletrólise de solução de KI com eletrodo de grafite. Primeiramente, pingou-se em uma placa de Petri 4 gotas de fenolftaleína e 4 gotas de goma de amido (indicador da presença de Iodo). Depois adicionou-se a solução de KI até quase atingir a boca da placa. Após isto, pegou-se 2 eletrodos de grafite e ligou-os aos pólos de uma fonte de corrente contínua ajustada em aproximadamente 0,46 v (em geral, esta foi a voltagem mais precisa que se conseguiu). Por fim, procedeu-se a imersão dos eletrodos na placa de Petri, mantendo-os distantes um do outro. Observou-se o ocorrido durante uns 2 minutos.
O procedimento 2 não foi realizado.
O procedimento 3 consistiu na eletrólise de uma solução de CuSO4 com eletrodos de grafite. Neste procedimento realizou-se basicamente a mesma coisa do que no primeiro. Adicionou-se solução de CuSO4 à uma placa de Petri até praticamente enchê-la. Depois foi realizada a imersão dos eletrodos de grafite, mantendo-os distantes e observou-se o ocorrido.
O procedimento 4 consistiu na eletrólise de KI com eletrodos de cobre. Primeiramente, adicionou-se 4 gotas de fenolftaleína e 4 gotas de goma de amido. Depois adicionou-se a solução de KI até quase atingir a boca da placa de Petri. Após isto pegou-se 2 eletrodos de cobre e ligou-se aos polos de uma fonte de corrente contínua ajustada