relatorio determinação do vinagre e estequiometria
Ouro Preto MG
Determinação da acidez do vinagre
Amanda S. da Silva
Amanda Pedrosa
Everton Alves
Fabíola Gomes
Lorena Atherton Ciência e Tecnologia de Alimentos
Prática 06 12 dejulho de 2013
Introdução
Para determinar a concentração de determinado soluto em uma solução, os químicos geralmente realizam uma titulação, que envolve combinar a amostra de solução com uma solução reagente de concentração conhecida, chamada solução-padrão. As titulações podem ser conduzidas usando reações ácido-base, precipitação ou oxirredução.
Objetivo
Determinar a acidez do vinagre.
Materiais utilizados
Béquer Garrafa lavadeira
Erlenmyer Pipeta volumétrica
Balão volumétrico Pêra insufladora
Experimento
Preparando uma amostra de vinagre
Utilizou-se uma pipeta volumétrica de 10 ml com vinagre e transferido para o balão volumétrico de 100 ml. Feito a diluição com água destilada, foi homogeneizado.
Preparação das amostras de vinagre para titulação
Utilizou-se uma pipeta volumétrica de 25 ml, transferiu-se para cada um dos três erlenmeyers de 250 ml, uma quantia de 25 ml da solução da amostra. Acrescentou-se mais três gotas de fenolftaleína e água destilada para obter 50 ml de mistura em cada um dos erlenmeyers.
Titulação das amostras de vinagre
Preencheu-se a bureta com uma solução de NaOH. Procedeu-se a titulação da solução em cada um dos erlenmeyers. Pegou-se o primeiro erlenmeyer e foi adicionado devagar a solução de soda que esta na bureta sobre a que esta no erlenmeyer, agitando constantemente até surgir a coloração levemente rósea. Essa mudança de cor indica que o ácido foi completamente neutralizado e que não existe mais ácido para reagir com a gota de base que fez com que a solução