Relatório de prática laboratorial-química analítica ii
Práticas de Laboratório
Relatório II
Prática: Determinação da acidez total de vinagre
Disciplina: Química Analítica II
2012
Práticas de Laboratório – Relatório II
Prática: Determinação da acidez total de vinagre
1) OBJETIVOS
● Determinar a acidez total do vinagre em termos de ácido acético.
2) FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
As soluções padrões de ácidos e bases fortes são utilizadas extensivamente na determinação de analitos por si mesmo ácidos ou bases ou que podem ser convertidos nessas espécies por tratamento químico (SKOOG,2006).
As titulações de neutralização dependem da reação entre analito e um reagente padrão, o que indicará o ponto de equivalência será um indicador químico. Um indicador do tipo ácido/base, é um ácido ou base orgânico fraco, cuja forma não dissociada difere da cor de sua base ou ácido conjugados, indicando a neutralização da reação.
Para a realização da prática laboratorial proposta, sabe-se que o teor de ácido acético (CH3COOH) no vinagre é determinado volumetricamente titulando-se uma amostra de vinagre com uma solução padrão de hidróxido de sódio (NaOH) com concentração molar próxima de 0,1 M e fator de correção conhecido.
Usando uma solução de fenolftaleína como indicador químico, saberemos o fim da reação, ou seja, a neutralização. Em seguida, fazendo uso de cálculos, obtem-se o real teor de ácido da amostra.
3) PARTE EXPERIMENTAL: 3.1 – Materiais
Suporte Universal Argola (Béquer 50 mL) Proveta (50mL)
Bastão de vidro Pisseta (água destilada) Bureta (50 mL)