Programa nacional de formação continuada nas ações do fnde
FABIANA TENORIO PEREIRA MAGALHÃES
ALEX SANDRO SOARES SILVA
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA NAS AÇÕES DO FNDE
Atividade final do módulo PTE, sob a orientação da tutora do Formação pela escola Luciene Júlia Soares Oliveira.
Coité do Nóia, Alagoas de 2011
INTRODUÇÃO
O Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar – PNATE, do município de Coité do Nóia – AL, encontra-se em funcionamento, onde ocorrem reuniões periódicas com a presidente e conselheiros para avaliar as ações e prestação de contas.
Mediante pesquisa realizada na Secretaria Municipal de Educação, constatou-se que o PNATE disponibiliza recursos financeiros para custear despesas com reforma, seguros, licenciamento, impostos, taxas, pneus, funilaria, recuperação de assentos, combustível, lubrificantes dos veículos e também serve para pagamento de serviços contratados junto a terceiros para o transporte escolar.
Algumas situações necessitam de uma atenção especial, como a lotação dos ônibus, o uso de veículos do tipo caminhão e caminhonete para este transporte e a falta de, além do motorista, outro adulto responsável pelos alunos.
Com efetivos estudos pretendo levar ao conhecimento da comunidade a existência e o funcionamento do PNATE. Além de levantar alguns pontos problemáticos para a discussão e possível solução.
A investigação foi feita através de pesquisas junto a Secretaria de Educação, aos Conselheiros do programa e a comunidade.
ANÁLISE DE DADOS
A partir das observações realizadas com relação a lotação foi assegurado juntamente a administração municipal que foram solicitados mais ônibus e serão efetuados novas locações de veículos se assim for necessário.
A utilização de caminhões e caminhonetas totalizando a maioria dos veículos que circulam com o fim de transportar os alunos. Segundo a Ata do Conselho Municipal do FUNDEB Para Apreciação da Prestação de Contas do PNATE 2010, todos os conselheiros já procuraram conversar com os que