relatorio de visita tecnica em uma cozinha industrial
Os mesmos foram recebidos no local pelo chefe executivo Mauro C. Paula, o qual forneceram-lhes explicações sobre a cozinha. Estas, foram para relatar e mostrar cada setor (praça) da cozinha do Hotel e falar da logística de trabalho que é usada com os equipamentos.
Não houveram grupos para a visitação, foram todos juntos em cada setor. Dos quais o primeiro apresentado foi o Boulanger (padaria/confeitaria), onde se prepara pães, massas, doces quentes e frios, tortas e sobremesas em geral. Os equipamentos contidos nesse setor são: batedeira industrial, modelador (máquina que modela pão francês ), serra-fita (máquina que padronizam o pão de forma), cilindro (usado para fazer massas como lasanha e canelone) e um recipiente aço inox para o armazenamento de farinha de trigo. Ao lado foi mostrado a sala da olimpíada do conhecimento, onde cozinheiros treinam para concorrerem em competições culinárias. Logo em seguida os alunos conheceram a câmara fria, onde insumo, hortifrutis, ovos, leite, doces pré-preparados e outros alimentos são armazenados. Todos etiquetados para o controle de validade e vedados corretamente os que necessitam.
O próximo setor visitado foi o Gard-Manger (legumeria), lugar fechado (parte inferior de concreto e parte superior de vidro) e climatizado. Neste local são manipulados legumes, frutas, saladas e onde acontecem as decorações de pratos com esses alimentos. Os profissionais que trabalham nesse setor utilizam principalmente a pia para ajudar na higienização dos alimentos, facas e a tábua verde, que é usada para auxiliar o corte de frutas e legumes. Ao lado está o Gard-Manger (açougue), local