cinesio
Atualmente existe inúmeras doenças degenerativas que causa vários problemas para a saúde da população em geral. Um agravante deste problema é a falta de atividades físicas, juntamente com o stress, a falta de tempo, a má alimentação, etc... O que se percebesse é que no ensino superior esses agravantes tem grande predominância na vida dos acadêmicos em geral. Esses agravantes, juntamente com a falta de atividades físicas resultam em doenças degenerativas, como a obesidade. Segundo PITANGA e LESSA, 2006 & HAUN, PITANGA e LESSA, 2009: “A diminuição da prática de atividades físicas e a ocorrência do aumento de peso e da circunferência abdominal estão associadas a uma maior pré-disposição para doenças cardiovasculares”. Através dessa ocorrência do aumento do peso surge a obesidade, como destaca o autor KANNEL, 2002 & TONSTAD e HJERMANN 2003:
“A obesidade central ou abdominal tem grande impacto sobre as doenças cardiovasculares por associar-se com grande freqüência a condições como dislipidemias, hipertensão arterial, resistência à insulina e diabetes que favorecem o episódio de eventos cardiovasculares, particularmente os coronarianos” A obesidade é considerada uma doença crônica não transmissível, ameaçando varias faixas etárias na sociedade. É uma doenças que é fácil de ser reconhecida, mas para ser tratada corretamente exige que seus níveis sejam reconhecidos, e para isso existem as medidas antoprometricas. Para que se possa ter um controle da obesidade é necessário realizar atividades físicas,com acompanhamento de instrutores, ter uma boa alimentação, ter bons hábitos de higiene, ter um bom tempo pra si mesmo, pois um agravante da obesidade é o stress.
SEDENTARISMO
Sedentarismo é um comportamento induzido pelos confortos proporcionados pela vida moderna de atualmente. Com o avanço das tecnologias, as atividades que erram realizadas e