cinesio
Aluna: Mayara Silva Vieira
Fisioterapia 2B noturno
ARTROCINEMÁTICA: São os movimentos acessórios que acontecem entre as superfícies articulares durante os movimentos fisiológicos do corpo. Ocorrem no interior das articulações, usando da cápsula articular para realizar os movimentos ao longo de sua amplitude sem prejudicar as estruturas articulares. Podem ser deslizamentos, rolamentos, torções e/ou rotações.
LEI CÔNCAVO E CONVEXO: Quando a superfície articular proximal for côncava e a distal convexa, o movimento artrocinemático ocorre na direção oposta a do movimento osteocinemático, ou seja, o movimento acessório é na direção oposta do fisiológico, um exemplo disso é a articulação do quadril.
Quando uma superfície articular proximal for convexa e a distal côncava, o movimento artrocinematico ocorre na mesma direção do movimento osteocinemático, ou seja, o movimento acessório ocorre na mesma direção do movimento fisiológico, um exemplo é o joelho.
“[...] o terapeuta move um osso com uma superfície articular convexa em direção oposta ao sentido de movimento restrito do aspecto do aspecto distal do osso ( por exemplo a cabeça do úmero será movida inferiormente para abdução restrita do ombro ). Entretanto, uma superfície articular côncava é mobilizada no mesmo sentido que o sentido do movimento restrito do osso ( por exemplo os côndilos tibiais anteriormente para extensão restrita do joelho ).”
KALTENBORN, 2002. P 34.
CADEIA CINÉTICA ABERTA E FECHADA: Cadeia Cinética Aberta - quando o segmento distal esta livre e pode mover-se livremente pelo espaço, ou seja, o corpo se move sem necessitar que haja algum ponto fixo e a articulação final esta livre para se movimentar, o que gera um stress articular menor. Aumento do cisalhamento articular, diminui a compressão articular, apenas em um plano de movimento, apenas um musculo (agonista) tem maior envolvimento.
Cadeia Cinética Fechada – quando o segmento distal da articulação esta