relatorio de quimica experimental
Relatório de Aula Prática
Análise titrimétrica – Volumetria de neutralização
Acadêmicos:
Alexander Zborowski
André Tarrago
Marcela Nishina
Natan Galli
Paola Zorzo
Data: 10/12/2013
Professor: Geraldo Lopes Crossetti
Itaqui -RS
2013
INTRODUÇÃO
A volumetria tem sido usada para a realização de análises quantitativas há mais de 200 anos. Sendo tradicionalmente considerada como um método primário de análise, é muito utilizada para validar outros métodos secundários
A análise titulométrica ou volumetria está baseada na operação de titulação de uma solução por outra, cujas características devem ser perfeitamente conhecidas. Quando em uma titulação o volume de solução é monitorado o procedimento é chamado de volumetria. Numa titulação, a quantidade desconhecida de um composto é determinada através da reação deste com um reagente padrão ou padronizado. As reações devem ser simples, com estequiometria conhecida, rápidas e, durante a titulação, devem ocorrer mudanças químicas ou físicas (temperatura, condutividade, pH), principalmente no ponto de equivalência.
A volumetria de neutralização compreende titulações de espécies ácidas com uma solução padrão alcalina e titulações de espécies básicas com solução padrão ácidas.
Comumente, o ponto final na volumetria de neutralização é sinalizado com o auxílio de indicadores ácidos-básicos. É, assim, muito importante, posto que cada indicador possua uma zona de transição própria, conhecer o ponto da escala do pH em que se situa o ponto de equivalência da titulação, e mais do que isso, a maneira como varia o pH no curso da titulação, particularmente em torno do ponto de equivalência.
OBJETIVO
Determinação analítica do teor de ácido acético em vinagre.
MATERIAIS E MÉTODOS
O presente estudo foi realizado na Universidade Federal do Pampa, por acadêmicos do 2º semestre do Curso de Engenharia de Agrimensura, na disciplina de
Laboratório de Química. Para as experiências foram