Relatorio de Quimica - Cinética
DE ITABIRA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Disciplina:
Química
Professor:
Daniel Andrada Maia
Período da Experiência:
24/05/2013
Data da Entrega: 14/06/2013
ENSAIO: Cinética Química
Componentes
RA
Eduardo Martins dos Santos
21054
Érika Chambriard
26749
Guilherme Lage
28345
Gustavo Senna
28021
Saulo Gusmão
28262
Guilherme Garpelli
27956
1
1. INTRODUÇÃO
Assim como na física, cinética representa movimento. Contudo, na química não há movimento, e sim mudança de concentração.
Em nosso dia-a-dia, observamos as reações químicas se desenvolverem com velocidade diferente uma da outra. Isso acontece devido a alguns fatores como a temperatura, superfície de contato e concentração dos reagentes presentes na reação química.
A partir disso, o objetivo do experimento é, através do conceito de cinética química, relacionar o tempo de reação com as condições em que era realizada cada uma delas.
2. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Economicamente, o estudo da velocidade das reações é de extrema importância, em algumas indústrias, por exemplo, quanto maior a produção melhor, assim manipula-se as reações químicas, fazendo com que essas sejam feitas da melhor forma possível, trazendo benefícios.
Em casa, podemos observar a velocidade das reações quando armazenamos os alimentos, alguns alimentos estragam de forma mais rápida que outros.
Para que ocorra uma reação química são necessários alguns princípios básicos como contato e afinidade entre as moléculas, energia de ativação suficiente e que as colisões entre as moléculas sejam frontais.
A velocidade média de uma reação é calculada através da razão entre a variação de concentração e a variação do tempo.
Quando calculamos a variação da concentração dos reagentes, notamos que esta é negativa, pois a concentração final é menor que a inicial. Então, para que a velocidade calculada seja positiva trabalhamos a