Relatorio de Psico Infância e Adolescência
CURSO DE PSICOLOGIA
SERVIÇO DE PSICOLOGIA APLICADA - SPA
CURSO: PSICOLOGIA
DISCIPLINA: ESTÁGIO BÁSICO SUPERVISIONADO
PROFESSORA: Sandra Chiabi
RELATÓRIO SEMESTRAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ANA PAULA PEREIRA DA MATTA
IRAILDES RODRIGUES DE FREITAS
DANIELLA SILVA DE ABREU
Rio de Janeiro
2015 / 2º Semestre
ANA PAULA PEREIRA DA MATTA
IRAILDES RODRIGUES DE FREITAS
DANIELLA SILVA DE ABREU
RELATÓRIO SEMESTRAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Relatório apresentado à disciplina Estágio Básico Supervisionado I da Universidade Veiga de Almeida, por Ana... como requisito à aprovação na disciplina.
Supervisora: Sandra Chiabi
Rio de Janeiro
2015 / 2º Semestre
SUMÁRIO
1.0 Introdução 04
2.0 Contexto Histórico 05
3.0 Desenvolvimento Teórico 06
4.0 Entrevista 08
5.0 Referência 12
INTRODUÇÃO
O presente relatório visa uma articulação de teoria com pesquisa. Partimos da Teoria da Psicologia da Infância e da Adolescência, enfatizando as influências hereditárias e ambientais no desenvolvimento infantil. É importante observarmos, que a hereditariedade e o meio têm uma forte influência no desenvolvimento da criança, porém não é determinante para caracterizar o seu comportamento. Segundo, Wallon, 2002, existe uma ação do genótipo como primeiríssima formação, contudo as circunstâncias alteram suas manifestações e não é possível prever ou mensurar essas influências.
“Por isso distinguiram do genótipo o fenótipo, que consiste nos aspectos sob os quais o indivíduo se manifestou durante a vida. A história de um ser é dominada por seu genótipo e constituída por seu fenótipo” (WALLON, 2002, p.31).
As crianças apresentam diferenças no seu desenvolvimento e devemos considerar a interação do ambiente com o psicológico da criança, porque sua influência pode ser maior do que propriamente a hereditariedade.
CONTEXTO HISTÓRICO
A AACS (Associação de Assistência às