suicidio : reflexos na familia enlutada
REFLEXOS NA FAMÍLIA ENLUTADA
HANDA, Luciana Zombini¹
FONSECA, Bárbara Cristina Rodrigues
Resumo
Diversas são as causas que levam o adolescente à prática do suicídio, no entanto, as estatísticas não apresentam os reais motivos em virtude principalmente de fatores familiares como a ocultação, sentimentos de culpa e vergonha, entre outros. A literatura existente relata exaustivamente as causas do suicídio na adolescência, mas na sua minoria, dá ênfase à família enlutada. Assim, este estudo objetiva investigar, a partir de uma pesquisa bibliográfica, os reflexos na família em casos de suicídio na adolescência, os sentimentos envolvidos, enfim, o lidar com o período de luto.
Palavras-chave: Adolescência. Enfrentamento. Família. Suicídio.
.
Abstract
There are several causes that lead adolescents to commit suicide, however, the statistics do not show the real reasons mainly due to family factors such as concealment, feelings of guilt and shame, among others. The existing literature extensively reports the causes of suicide in adolescence, but in his minority, emphasizes the bereaved family. Thus, this study investigates, from a literature search, the reflexes in the family in cases of suicide in adolescence, the feelings involved, finally, the deal with the mourning period.
Keywords: Adolescence. Coping. Family. Suicide.
INTRODUÇÃO
Segundo Avanci (2004), a adolescência foi descrita de acordo com o paradigma biomédico, como uma fase do desenvolvimento humano de transição entre a infância e a vida adulta, na segunda década da vida, notada principalmente pelas transformações biológicas na puberdade e relacionadas a maturidade bio-psico-social. Essas transformações são apresentadas como elementares da vida dos indivíduos, o que leva a identificar a adolescência como sendo um período crítico, norteado de momentos de definições de identidade sexual, profissional, de valores e sujeito a crises que muitas vezes