RELATORIO DE GLICEMIA
INTRODUÇÃO
A glicose é um açúcar simples que serve como a principal fonte da energia para o corpo. Os carboidratos que nós comemos são quebrados na forma de glicose (e alguns outros açúcares simples). A maioria das células do corpo necessita de glicose para a produção de energia; o cérebro e as células do sistema nervoso são as mais exigentes.
Normalmente, o nível de glicose no sangue eleva-se ligeiramente após uma refeição e a insulina é então secretada para abaixá-lo. A quantidade de insulina liberada é proporcional ao tamanho e à quantidade de açucares da refeição. Se a taxa de glicose no sangue ficar muito baixa, como pode ocorrer entre refeições ou após um exercício físico mais forte, o glucagon (um outro hormônio do pâncreas) é secretado na corrente sanguínea, para comunicarao fígado para transformar parte do glicogênio armazenado em glicose novamente, elevando, assim, os níveis de glicose circulante. Se o mecanismo de feedback da glicose/insulina estiver trabalhando corretamente, a quantidade de glicose no sangue permanecerá razoavelmente estável. Se o equilíbrio for rompido e os níveis de glicose no sangue se elevarem, o corpo tenta restaurar a estabilidade, aumentando a produção de insulina e excretando glicose pela urina.
MATERIAIS E MÉTODOS
Lanceta
Algodão
Álcool a 70%
Glicosímetro
O glicosímetro é um aparelho capaz de informar o nível de glicose sanguínea num dado momento, através da leitura obtida com uma gota de sangue retirada de um pequeno furo na ponta do dedo, onde foram necessário cinco voluntários para verificar o nível de glicose no sangue através do glicosímetro.
RESULTADOS ENCONTRADOS
Lucas 117 mg/dl
Joseane 101 mg/dl
Erica 95 mg/dl
Luara 98 mg/dl
Joeliton 84 mg/dl
CONCLUSÃO
Com a realização da pratica foi possível compreender como a glicose e a insulina age no organismo, aumentando e diminuindo a glicemia respectivamente, bem como fatores que podem influenciar nesse metabolismo.