Relatorio de fisico quimica
Tensão Superficial
S.J. Campos, Abril de 2013
1. Introdução Teórica
Tensoativos ou sulfactante
Os compostos tensoativos são substâncias anfifílicas, ou seja, possuem em sua estrutura molecular grupos com características antagônicas. Em todas as moléculas tensoativas há um grupamento polar que possui afinidade por água (e, também por outros compostos polares), denominado grupo hidrofílico. Na mesma molécula há também o chamado grupo hidrofóbico, que por sua natureza apolar, não possui afinidade por água, mas possui por substâncias oleosas (ou, de uma maneira geral, substâncias apolares), sendo chamado muitas vezes de grupamento lipofílico. Todos os agentes tensoativos são constituídos, portanto, de moléculas que exibem duas porções estruturais distintas que manifestam tendências opostas de solubilidade. A diferenciação de cada uma das porções hidrofóbica e hidrofílica de um tensoativo conduz a um enorme número de substâncias diferentes. Assim, para uma mesma porção hidrofóbica, diversos agentes tensoativos podem ser obtidos variando-se a porção hidrofílica. Por outro lado, para uma mesma porção hidrofílica, diversos agentes tensoativos podem ser obtidos variando-se a porção hidrofóbica da molécula. São muito utilizados em produtos de limpeza, shampoos, cremes e cosméticos como estabilizadores de emulsões, onde há presença de substâncias que são incompatíveis quimicamente.
Tensoativo catiônicos
São tensoativos cuja parte hidrofílica da molécula é carregada positivamente (catíon). O principal uso desse tipo de tensoativo é na fabricação de amaciantes, germicidas e emulsificantes específicos. Os tipos mais empregados são os sais quaternários de amônio.
[pic]
Tensoativos aniônicos
Possui grupo químico carregado (-). Seus radicais mais comuns são os grupos carboxílicos, sulfônicos e sulfatos (frequentemente encontrados nos detergentes, umectantes, dispersantes e