Intemperismo
INTRODUÇÃO SOLOS
NELSON SIQUEIRA NETO
Introdução
“A implantação de infraestrutura para suprir as necessidades do ser humano é a principal causa da degradação do solo, bem como o desconhecimento de engenheiros em relação ao comportamento do solo.” Nós, Engenheiros Ambientais, ou futuros, devemos saber o comportamento do solo para atuarmos em os mais diversos setores da economia como: mineração, planejamento urbano, tratamento de resíduos, indústrias alimentícias, plantações, usinas de biocombustível, construções, etc.
“O Engenheiro Ambiental é profissional que busca equilibrar do desenvolvimento humano, com a preservação de recursos naturais (renováveis ou não-renováveis). Temos, por princípio, que garantir que nossos filhos, netos, tenham a mesma oportunidade que temos hoje. Obviamente que queremos crescer, desenvolver, pois somos humanos, mas lembramos que nossos descendentes, por também serem humanos, terão a mesma vontade que temos de se desenvolver.” Na GEOTECNIA AMBIENTAL veremos como podemos mitigar ou eliminar impactos ambientais decorrentes do uso e ocupação de solos.
1. Conceitos Básicos
A. INTEMPERISMO
B. CLASSIFICAÇÃO DO SOLO QUANTO À ORIGEM E FORMAÇÃO - Quanto à formação (gênese):
-
Quanto à mineralogia (composição química) minerais encontrados nos solos são os mesmo da rocha-mão (primários) além dos que se formaram na decomposição (secundários) Pedregulhos e areias e siltes: minerais da rocha-mãe ou secundários Argilas: minerais argílicos
Os
C. IDENTIFICAÇÃO VISUAL E TÁTIL DOS SOLOS
TATO
PLASTICIDADE
Esfrega-se uma porção do solo na mão. As areias são ásperas, as argilas parecem com um pó, quando secas, e com sabão quando úmidas. Moldar bolinhas ou cilindro de solo úmido. As argilas são moldáveis, já as areias e siltes não. As argilas são resistentes a pressão dos dedos, enquanto os siltes e areais não são.
RESISTÊNCIA DO SOLO SECO
SECANDO
As