Trabalho de cito
FIGURA QUE MOSTRA O MECANISMO DE AÇÃO DOS BETARECEPTORES.
[pic]
MECANISMO DE AÇÃO DO RECEPTOR ALFA 1
Principal localização: musculatura lisa vascular.
A norepinefrina (NE) liga-se ao receptor α1 que desloca-se pela membrana e interage com a proteína G heterotrimérica estimulatória (Gs) adicionando fosfato à subunidade α-GDP que passa a α-GTP. Esta última solta-se da Proteína Gs e desloca-se pelo citoplasma ligando-se na fosfolipase C (FC). Esta enzima torna-se ativa e degrada o fosfatidilinositol 4,5 difosfato (PIP2), presente na bicamada, em IP3 e diacilglicerol (DG). O IP3 liga-se na comporta de Ca++ presente no retículo sarcoplasmático abrindo-a. O Ca++ sai do retículo em direção ao citoplasma aumentando a concentração que resultara na contração da musculatura lisa vascular.
[pic]
MECANISMO DE AÇÃO DO RECEPTOR ALFA 2
Principal localização: células Betas das Ilhotas Pancreáticas.
A norepinefrina (NE) liga-se ao receptor α2 que desloca-se pela membrana e interage com a proteína G heterotrimérica inibitória (Gi) adicionando fosfato à subunidade α-GDPi que passa a α-GTPi. Esta última solta-se da Proteína Gi e desloca-se pelo citoplasma ligando-se na adenilciclase inibindo-a. Desta forma não haverá hidrólise do ATP até AMP-c e como conseqüência diminuição na produção de insulina.
COLINOCEPTORES
RECEPTOR NICOTÍNICO: é uma comporta de Na+.
MUSCARÍNICO 1: PRINCIPAL LOCALIZAÇÃO MUSCULO LISO BRONQUIOLAR.
O mecanismo de ação é semelhante ao α1, conforme descrito abaixo:
A acetilcolina (Ach) liga-se ao receptor M1 que desloca-se pela membrana e interage com a proteína G heterotrimérica estimulatória (Gs) adicionando fosfato à subunidade α-GDP que passa a α-GTP. Esta última solta-se da Proteína Gs e desloca-se pelo citoplasma ligando-se na fosfolipase C (FC). Esta enzima torna-se ativa e degrada o fosfatidilinositol 4,5 difosfato (PIP2), presente na bicamada, em IP3 e