Relatorio de de produção
A compra de matéria prima foi planejada de forma conservadora e segura excedendo a necessidade de produção. Para a programação da produção tomamos como base algumas informações históricas, considerando a capacidade de produção atual e futura.
A capacidade de produção no primeiro momento foi estabelecida com base no marketing share desejado. Foi estabelecido um percentual médio de 60% da capacidade máxima (30.000), podendo se expandir conforme a demanda. No segundo momento estabelecemos a produção de acordo com a demanda ponderada com os custos de produção.
Adequamos a compra de Matéria Prima de modo a garantir um estoque seguro, planejando os pedidos de compra em período inicial, que exceda a necessidade da produção garantindo um estoque positivo, mas de forma conservadora, considerando os custos com armazenagem. Esta estratégia foi tomada com o intuito de evitar perda nos momentos de escassez de matéria prima. Nossa produção foi adequada com base media de 80% da capacidade e considerando o histórico de demanda media global.
De acordo com a estratégia aplicada, aliada às demais diretorias, foi possível manter um baixo índice de produto acabado em estoque. A diretoria deu importância ao controle de estoque evitando altos custos de armazenagem (custo de oportunidade de manter estoque) e ao planejamento com o estoque e o transporte para evitar transtornos e queda de confiabilidades frente aos clientes.
Após os resultados de cada período já foi possível detectar algumas falhas nas estratégias de produção. A primeira foi na estratégia da planta produtiva com capacidade inferior à média. Quando a empresa se propõe a liderar um ou mais grandes mercados, como as regiões 2 e 3, é fundamental que