relatorio de cbr
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPº DE RECURSOS HÍDRICOS E GEOLOGIA APLICADA
CURSO: ENGENHARIA CARTOGRÁFICA E DE AGRIMENSURA
JOÃO CARLOS GOMES LUSTOSA
ENSAIO DE COMPACTAÇÃO
TERESINA/2014
JOÃO CARLOS GOMES LUSTOSA
ENSAIO DE COMPACTAÇÃO
TERESINA/2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
OBJETIVOS
MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais
Médotologia
Compactação
Ensaio CBR
RESULTADOS E DISCUSSÕES
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
O relatório de compactação apresenta os procedimentos efetuados no Laboratório de Solos e Pavimentação, situado no Centro de Tecnologia, na Universidade Federal do Piauí.
A compactação é um método de estabilização de solos que se dá por aplicação de alguma forma de energia (impacto, vibração, compressão estática ou dinâmica). Seu efeito confere ao solo um aumento de seu peso específico e resistência ao cisalhamento, e uma diminuição do índice de vazios, permeabilidade e compressibilidade.
Através do ensaio de compactação é possível obter a correlação entre o teor de umidade e o peso específico seco de um solo quando compactado com determinada energia. O ensaio mais comum é o de Proctor (Normal, Intermediário ou Modificado), que é realizado através de sucessivos impactos de um soquete padronizado na amostra.
1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Compactação é a densificação (redução de vazios) do solo por meios de equipamentos mecânicos, geralmente rolos, soquetes, “sapos”, etc. Os solos, para que possam ser utilizados nos aterros das obras de terraplenagem, devem preencher certos requisitos, ou seja, certas propriedades que melhoram o seu comportamento, sob o aspecto técnico, transformando-os em verdadeiro material de construção. Esse objetivo é atingido de maneira rápida e econômica através das operações de compactação. Essas propriedades visam principalmente:
− Aumento da resistência da ruptura dos solos, sob