relatorio de bioquimica
INSTITUTO DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – ICET
Prof.ª PATRÍCIA DANNIELLE OLIVEIRA DE ALMEIDA
DISCIPLINA: BIOQUIMICA
Extração caseira de DNA.
Discentes:
Itacoatiara – AM / 2013
RESUMO:
A seguir serão apresentados métodos, resultados e discussões a respeito de extração caseira de DNA.
INTRODUÇÃO:
A extração de DNA é hoje uma técnica extensamente utilizada com diversos fins, como na medicina forense, em investigações criminais, na exclusão de paternidade, na busca de marcadores tumorais ou agentes infecciosos, entre outros. A obtenção do DNA pelos métodos convencionais inclui lise celular e procedimentos que tornam o DNA disponível para a extração. Para isso, vários são os passos laboratoriais necessários. Para estudar o DNA os cientista o isolaram e estudaram o modo de interação do DNA com as proteínas e RNAs (Carmo & Schimin- 2008).
Este trabalho laboratorial usa um processo semelhante ao utilizado pelos cientistas quando começaram as primeiras investigações sobre DNA. Para isolar o DNA os cientista separaram-no dos outros componentes celulares. As células foram fragmentadas e o DNA separado do conteúdo lipídico das membranas da célula e das organelas. Em seguida o DNA foi separado das proteínas.
Todavia é possível realizar um procedimento para extração de DNA com coisas comuns da cozinha, embora nesta atividade se utilizem procedimentos e instrumentos muito simples que não permitem a separação do DNA de proteínas e de RNA, possibilita a visualização do conteúdo nuclear, sob a forma de filamentos brancos (Carmo & Schimin- 2008).
A extração de DNA é realizada basicamente utilizando-se detergentes, sais e álcool. Uma das razões de se trabalhar com morangos é que eles se prestam muito bem à extração de DNA, porque são muito macios e fáceis de homogeneizar. Morangos maduros também produzem pectinases e celulases, que são enzimas que degradam a pectina e a celulose