Relatorio de bioquimica ph e solução tampão
BIOQUÍMICA
GOIANIA
2013
PH e Solução tampão
Objetivo:
- Manusear e compreender o funcionamento de um PHmetro
- Discutir as reações que ocorrem em uma solução tampão
Procedimento
Em primeiro momento o PHmetro foi calibrado com soluções de PH 4,0 e 7,0. Após a calibragem do aparelho, foram necessários dois béqueres. No primeiro béquer foram adicionados 20 mL de água destilada. Já no segundo foram adicionado 20 mL de solução tampão (Acido acético + Acetato de sódio). Com uma pipeta foram adicionadas 0,5 m gotas de HCL em cada um dos béqueres. Após a adição do HCL, os béqueres foram agitados para a homogeneização das soluções, e com a utilização do PHmetro foi medido e anotado o valor do pH de cada um dos béqueres.
Resultados e Discussão
Os respectivos valores do Ph das soluções são estes:
Primeiro béquer: HCL+ H20 = 3,1
Segundo béquer: HCL+ Solução Tampão = 4,5
Ao se medir o PH do primeiro béquer, nos quais foram adicionados água destilada e HCL, verificou-se um pH igual a 3,1, o que demonstra uma brusca mudança de PH, que passou de solução neutra para acida. Já ao se medir o PH do segundo béquer, nos quais foram adicionados solução tampão e HCL, verificou-se um pH igual a 4,5, mostrando também uma mudança de PH, contudo a queda observada foi bem menor do que a queda observada na solução desprovida de tampão.
Conclusão
A partir do experimento realizado, ficou comprovada a eficiência do funcionamento de um sistema tampão prevenindo variações bruscas do pH em um