Ciencias
FUNDAMENTOS
DA
ADMINISTRAÇÃO
COMPONENTES:
ALUIZIO BATISTA
HORTENCIO NASCIMENTO
JOSÉ CHAVES
MACIEL ALVES
ROSIELE OLIVEIRA
EXERCICIO
1ª. Defina:
a) Origem da Teoria da burocracia.
R: A Teoria da Burocracia desenvolveu-se dentro da administração ao redor dos anos 1940, principalmente em função dos seguintes aspectos:
A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas, que não possibilitam uma abordagem global, integrada e envolvente dos problemas organizacionais;
A necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como, o comportamento dos membros dela participantes, é aplicável não somente à fábrica, mas a todas as formas de organização humana e principalmente às empresas;
O crescente tamanho e complexidade das empresas passam a exigir modelos organizacionais bem mais definidos; o ressurgimento da Sociologia da Burocracia, a partir da descoberta dos trabalhos de Max Weber, o seu criador.
b) Origem da Burocracia no atual sistema de produção.
R: Teve sua origem nas mudanças religiosas verificadas após o renascimento. Weber salienta que o sistema moderno de produção, racional e capitalista, não se originou das mudanças tecnológicas nem das relações de propriedade, como afirmava Karl Max, mas de novo conjunto de normas sociais morais, ás quais denominou ”ética protestante”.
2ª. Conceitue:
a) Autoridade;
R: Consiste na probabilidade de um comando com determinado conteúdo ser obedecido por determinado grupo de pessoas, relação social esta de carácter assimétrico que implica a dominação.
b) Poder;
R: É a capacidade de induzir ou influenciar o comportamento de outra pessoa, seja utilizando-se de coerção, manipulação ou de normas estabelecidas.
c) Legitimidade;
R: É a crença social num determinado regime, visando obter a obediência, mais pela adesão do que pela coação, o que acontece sempre que os respectivos participantes