Trabalho sobre o filme a vila
WASHINGTON LUIZ LARIUXI
A VILA
UBERABA
2013
WASHINGTON LUIZ LARIUXI
A VILA
Trabalho acadêmico apresentado ao professor Paulo Roberto, da disciplina Sociologia Geral e Jurídica, do curso de Direito noturno.
UNIPAC
UBERABA – 2013
A VILA (filme)
A vila é um filme do escritor e direto M. Night Shyamalan, que conta uma história de uma comunidade que vive isolada do mundo, que é aterrorizada por monstros que vivem dentro da floresta em torno da vila. Com cerca de 60 habitantes entre adultos e crianças ela é controlada por algumas regras, impostas pelos seus dirigentes. Por exemplo: não usar a cor vermelha, não entrar na floresta, etc.
Tudo é feito em torno do bem estar de todos. Toda produção é dividida entre os seus membros com total igualdade Até que um dia eles precisam de medicamentos para um ferido, e a partir dai, um dos controladores permiti que sua filha atravesse a tão temida floresta em busca dos medicamentos, revelando somente a ela a verdade da existência dos monstros e a real criação da vila.
A história nos conduz a uma ideologia utópica e extremamente absolutista, onde podemos observar com total clareza os vários tipos de isolamentos, que é a nossa matéria em questão.
- Isolamento físico; uma vez que ela e cercada de muros, sem comunicação com as demais comunidades.
-Isolamento estrutural; as mulheres exercem atividades somente femininas, cabendo aos homens às tarefas masculinas, como cuidar dar terra na produção de alimentos, proteção nas torres de observação, etc.
-Isolamento habitudinal; pela diferença de hábitos, costumes; podemos perceber também o etnocentrismo, com a supervalorização do grupo em relação às demais sociedades.
-Isolamento psíquico; aqui gostaria de dividir em duas partes; a primeira em isolamento psíquico geral, que é proibição de pensamento no existente pós-floresta, afirmando que lá os monstros e o mal existem e assim, não existindo nada de bom;