Pre relatorio
PROFESSOR: Claudia Maria
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA.
HORÁRIO: 2AB
PRÉ-RELATÓRIO Nº1
TITULAÇÃO E DETERMINAÇÃO DE pKa
ALUNA: Marcia Nunes
INTRODUÇÃO Existem várias possibilidades de se expressar concentrações das soluções.
(QUIRINO, 2004) A dissociação de um ácido é caracterizada por uma constante de dissociação ácida (Ka) e seu valor de pKa. (DELVIN & MICHELACCI, 2007) Bronsted e Lowryconceituaram ácidos como sendo a espécie química doadora de prótons (H+) e base receptora de prótons. O H2CO3, por exemplo, ao se dissociar em HCO3-+ H+, gera a espécie bicarbonato que é a base conjugada do equilíbrio: Acido ↔ H++ base conjugada
H2CO3 ↔ H++ HCO3-
(QUIRINO, 2004)
Além da carga (positiva e negativa), que afetam o pKa incluem a polaridade do meio, ausência ou presença de água e potencial para formação de pontes de hidrogênio. Além disso, grupos ácidos nas extremidades dos polipeptídios tipicamente têm um valor de pKa mais baixo do que os mesmos tipos de grupos ácidos nas cadeias laterais.
(DELVIN & MICHELACCI, 2007) Quase todo processo biológico é dependente do pH, uma pequena alteração pode causar uma alteração na velocidade do processo. Isso é verdade não apenas para muitas reações onde os íons H+sejam um participante direto, mas também para aqueles onde não haja papel aparente para os íons H+. As enzimas que catalisam as reações celulares e muitas das moléculas onde elas atuam contêm grupos ionizáveis com valores de pKa característicos.
(NELSON & COX, 2006). Cada ácido possui uma tendência característica de perder seu próton em uma solução aquosa. Quanto mais forte o ácido, maior a tendência de perder seu próton. A tendência de qualquer ácido (HA) de perder um próton e formar sua base conjugada (A-) é definida pela constante de equilíbrio (Keq).
(SITE: http://pt.scribd.com/doc/86466573/relatorio-1)
A forma da curva de titulação de qualquer ácido fraco é descrita