Roteiro Danielle 1 Bim
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA
Mariana Furtado Marques Novais
Carla Cardoso Platilha
Vivian Sussuarana Queiroz Melo
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DA AÇÃO DE PH
BELÉM
2015
Mariana Furtado Marques Novais
Carla Cardoso Platilha
Vivian Sussuarana Queiroz Melo
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DA AÇÃO DE PH
Trabalho apresentando à disciplina de Bioquímica, ministrada pela docente Danielle Feio no curso de graduação em Fisioterapia, na Universidade do Estado do Pará.
BELÉM
2015
1. INTRODUÇÃO
O pH é o potencial hidrogeniônico, ou seja, é uma forma de medir o número de hidrogênios em uma solução, determinando se essa é ácida ou básica. Essa medida é importante para a área bioquímica, pois inúmeras reações e mecanismos só ocorrem em pHs específicos, por exemplo, a variação do pH no sangue reduz o sistema imunológica possibilitando a proliferação de agentes infecciosos.
A solução tampão é uma solução na qual, se adicionado ácido ou base, o pH dela varia pouco. O tamponamento feito por essa solução é importante, uma vez que ele é utilizado para regular o pH no plasma sanguíneo, por exemplo, garantindo assim o bom funcionamento do sistema circulatório e do organismo como um todo.
1.1 Alcalose metabólica
Uma das principais causas é a retenção de HCO3- e ingestão de bases, podendo gerar diminuição da frequência e da profundidade da respiração e excreção de sais ácidos, aumento da produção de amônia e desvio de cloretos para os eritrócitos.
1.2 Alcalose respiratória
Ocorre por hiperventilação, em virtude de histeria ou tensão, overdose de algumas drogas e febre. Isso pode acarretar também na excreção de sais ácidos, aumento da produção de amônia e desvio de cloretos para os eritrócitos.
1.3 Acidose metabólica
Pode ser em virtude do aumento da produção de ácidos orgânicos ou perda de bicarbonato do corpo. Excesso na produção de ácidos ocorre em