Relatorio De Amido
Curso de Ciências Biológicas
Disciplina: Química orgânica
Professora: Maria Fernanda
Alunas: Iranara Gutierrez Luana Almeida Vanessa Neris
Turma: CB33/KL N° da pratica: 01
Realizada: 26/03/2015
Identificação de Carboidratos
3° semestre São Paulo 2015
Introdução
O amido está presente na maioria dos vegetais, com a função inicial de armazenar energia coletada pela fotossíntese. Quando há a produção de amido este é empacotado em pequenos grânulos que variam de tamanho em função da fonte (mandioca, milho, batata, etc.). O grânulo de amido consiste de dois carboidratos principais: amilose e amilopectina. O amido quando tratado com Lugol, modifica sua coloração, pois o amido reage com o iodo na presença de iodeto, formando um complexo de cor azul intensa, sendo visível em concentrações mínimas de iodo. Colocou-se em cada placa de petri, um alimento diferente, e pingamos 2 gotas de lugol, para observar se havia alguma alteração de cor.
Objetivo
Fazer o teste com o lugol com diversos alimentos para identificar se ele possui ou não amido em sua composição.
MATERIAL
Colher, Lugol, Placa de Petri, Amostra de alimentos (batata, pão, farinha de trigo, leite, sal e maisena.
PROCEDIMENTO
Coloca-se uma amostra de cada alimento em uma placa de Petri e aplica-se o Lugol, anotando a coloração que a reação resultou se laranja (sem presença amido) ou roxo (com presença de amido).
Resultados e discussão
O amido é considerado um polímero natural, pois ele é um polissacarídeo, ou seja, é um carboidrato formado pela união sucessiva de várias moléculas de α-glicose. Na realidade, ele é formado por dois polissacarídeos, amilose e amilopectina, que são constituídos de moléculas de α-glicose, mas são ligeiramente diferentes.
A