RELATORIO AMIDO
Faculdade da Saúde - Biomedicina
Relatório de tecnologia dos alimentos
Título: Detecção de amido
Integrantes do grupo:
Amanda Faure
Gisele Macedo
Guilherme Bertolini
Juliana Sgarioni
São Bernardo do Campo, 20 de maio de 2015.
INTRODUÇÃO
O amido tem origem vegetal, sendo assim, é muito encontrado e mais comum na rotina de alimentação das pessoas os cereais, tubérculos e raízes, e leguminosas, sendo eles, respectivamente (arroz, milho e trigo), (batata, mandioca, cará, etc.) e (feijão, lentilha, ervilha, etc.).
No ramo alimentício, são utilizados diversos métodos de análise quantitativa e qualitativa. A detecção de amido nos alimentos, ocorre através da análise das alterações nas cores dos alimentos em processamento. Para que essa alteração ocorra e haja a detecção, são utilizados indicadores como tintura de iodo ou lugol. Devido sua estrutura, ao entrar em contato com o alimento que contém amido, deve haver uma alteração na coloração, essa ficará com tom bem escuro (roxo/preto).
A detecção do amido é importante, pois através dela, consegue – se saber a veracidade do alimento (vegetal/animal), ou seja, por ser de origem vegetal, não pode ser encontrado em alimentos de origem animal, por exemplo, o leite. Ou até mesmo em alimento de origem vegetal, que não possua – o, no caso do açúcar, que é derivado da sacarose, que não contém amido. Caso haja alteração de cor, portanto, com resultado positivo para presença do amido, significa que está havendo uma fralde no processamento do alimento. Além disso, o amido tem importância nutricional para pessoas com problemas de saúde, os diabéticos tipos II, por exemplo, não devem ingerir muitos alimentos com amido, tendo em vista que, após ser metabolizado, por ser um polissacarídeo, produzirá glicose, entre outras substâncias. E assim, a pessoa terá seu nível de glicose no sangue, ainda mais alto, trazendo prejuízos a sua saúde e/ou tratamento.