Relatório experência com amido
Introdução:
O amido e glucagon são carboidratos de reserva vegetal e animal, respectivamente, são importantes reservas de nutrientes para períodos curtos de jejum e, nos animais, suprimento rápido de glicose para atividade física e reserva para regulação da glicemia sanguínea.
Objetivos:
O presente experimento teve como objetivos verificar a presença do amido em diferentes soluções, entender os processos de extração do mesmo e compreender a sua interação com lugol¹, hidróxido de sódio e álcool.
Metodologia:
Para tanto inicialmente macerou-se uma fatia de batata fresca em um Graal, em seguida adicionou-se água destilada, em volume similar ao do macerado, agitou-se a mistura com um bastão de vidro e se filtrou a suspensão numa gaze. O líquido foi depositado num Becker e se esperou até que o amido se sedimentasse. Após isso, retira-se o sobrenadante e adiciona-se água destilada ao Becker, esperando-se nova sedimentação do amido, depois da segunda sedimentação, o sobrenadante é novamente retirado e é adicionado cerca de trinta a quarenta centímetros cúbicos de água destilada, agitando com um bastão de vidro. Após isso a solução de amido é usada em testes em quatro tubos de ensaio (A, B, C, D). No tubo A, dois centímetros cúbicos da solução de amido foram adicionados, com auxílio de uma pipeta, e, com conta gotas, foi adicionada uma gota de lugol. No tubo B, foi adicionado um centímetro cúbico da solução de amido e quatro centímetros cúbicos de etanol puro, com o auxílio de uma pipeta, deixando-a descansar por 10 minutos, em seguida a solução foi filtrada num filtro de papel, a solução filtrada foi colocada no tubo D, tanto na solução do tubo D, quanto no resíduo do filtro de papel, foi adicionado uma gota de lugol. No tubo C foi adicionado dois centímetros cúbicos da solução de amido, dois centímetros cúbicos de solução de NaOH 2,5 molar, com o auxílio de uma pipeta e uma gota de