Segurança do trabalho
EVOLUÇÃO HISTÓRICA E CONCEITUAL - SINOPSE
HIPÓCRÁTES (SÉCULO IV A.C.):
PRIMEIRO REGISTRO HISTÓRICO DE PESQUISA DA AÇÃO MALÉFICA DO ELEMENTO CHUMBO SOBRE A SAÚDE HUMANA (O METAL ERA MUITO UTILIZADO NA CONFECÇÃO DE ARMAS E UTENSÍLIOS).
PLÍNIO "O VELHO" ERA CRISTÃ:
REGISTRO DE PESQUISAS DA AÇÃO DO ENXOFRE E DO ZINCO SOBRE A SAÚDE HUMANA E ORIENTAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE MÁSCARAS RESPIRATÓRIAS RUDIMENTARES.
ESTUDO DA PERDA AUDITIVA EM COMUNIDADE QUE VIVIA PRÓXIMO A GRANDE QUEDA D'ÁGUA.
GALENO (SÉCULO II D.C.):
ESTUDO DETALHADO DA PATOLOGIA DO ENVENENAMENTO PELO CHUMBO (ATUALMENTE: SATURNISMO).
PLATÃO "A REPÚBLICA":
EM SUA CÉLEBRE OBRA "A REPÚBLICA", PLATÃO POSICIONA O TRABALHO PRODUTIVO COMO "NÃO NOBRE" EM RELAÇÃO AO INTELECTUAL E, COM ISSO, GERA O CONCEITO DE QUE NÃO SE JUSTIFICAVA O INVESTIMENTO NO AUMENTO DA SEGURANÇA EM RELAÇÃO A ESSES TIPOS DE TRABALHO.
SÉCULO XV AO XVI:
DESENVOLVIMENTO DA NAVEGAÇÃO COM ALTOS INVESTIMENTOS NA FORMAÇÃO DE MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA QUE ERA PERDIDA EM GRANDE QUANTIDADE EM ACIDENTES NO DESENVOLVIMENTO DE SEUS TRABALHOS.
SURGIMENTO DO CAPITALISMO MERCANTIL CUJO FOMENTO SE DEU ATRAVÉS DAS VIAGENS MARÍTIMAS
A SEGURANÇA NO TRABALHO COMEÇA A MERECER MAIOR ATENÇÃO.
INÍCIO DO SÉCULO DEZOITO:
BERNARDINO RAMAZZINI, MÉDICO ITALIANO CONSIDERADO O "PAI DA MEDICINA DO TRABALHO", DESENVOLVE ESTUDOS ENTRE OS ARTESÃOS QUE IDENTIFICAM 53 DOENÇAS PROFISSIONAIS CAUSADAS PRINCIPALMENTE PELOS SEGUINTES ELEMENTOS: MERCÚRIO, CHUMBO, SILÍCIO E TABACO).
FINAL DO SÉCULO DEZOITO:
WATT INVENTA A MÁQUINA A VAPOR INTRODUZINDO UMA NOVA TECNOLOGIA QUE TRAZIA UMA SÉRIE DE RISCOS DE ACIDENTES DO TRABALHO DESCONHECIDOS.
ADAM SMITH, EM SUA OBRA "A RIQUEZA DAS NAÇÕES", PROPÕE UMA SÉRIE DE ALTERAÇÕES NA METODOLOGIA DA EXECUÇÃO DOS TRABALHOS O QUE ACABOU POR RESULTAR NA GERAÇÃO DE RISCOS DE ACIDENTES AOS TRABALHADORES NÃO HABITUADOS E NÃO TREINADOS.
INICIA-SE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL COM TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS DE