Relatorio 5 - Efeito da temperatura sobre a amilase salivar
Em todas as células vivas, diferentes reacções bioquímicas tomam lugar de forma rápida e simultânea isto faz com que as necessidades metabólicas do organismo sejam supridas. Estas reacções bioquímicas são catalisadas pelas enzimas. As enzimas são catalisadores de natureza proteíca ( ou biocatalizadores) que tem a capacidade de acelerar uma reacção sem que nela sejam consumidas,( Nerantzoulis, 2008).
A primeira enzima a ser descoberta foi a amilase, enzima contida na saliva que catalisa a conversão do amido em maltose; a sua presença na saliva foi detectada em 1833 por dois químicos franceses: Payen e Persoz. Mas só em 1876 é que o termo enzima foi proposto pelo renomado bioquímico alemão Wilhelm Kuhn (Muller, 2011). O amido é um polissacarídeo constituído por um grande número de monossacarídeos (glicose) unidos por ligações glicosídicas ( reacção entre dois grupos hidroxilo com libertação de uma molécula de água). É insolúvel em água, não tem sabor doce e é desdobrado em maltose (e esta em glicose) através de várias reacções químicas catalisadas por enzimas específicas: a amilase salivar e pancreática (Escola da Apel, 2004 ).
Emil Fischer em 1984 propôs o modelo chave-fechadura para explicar como as enzimas e substratos interagem quando misturados. Fischer sugeriu que as enzimas e os substratos combinam-se para formar o complexo enzima-substrato antes do produto da reacção ser formada (SimpkinS, J. & Williams, J. 1987).
A principal função das enzimas é baixar a Energia de Activação da reacção e permitir que esta decorra com maior velocidade (Campos, 2002).
Cada enzima recebe dois nomes: o primeiro é um nome curto, o nome recomendado (as enzimas tem o sufixo “-ase” adicionado ao nome do substracto da reacção ou à descrição da acção realizada). E o segundo é mais completo, nome sistemático, o qual é utilizado quando uma enzima precisa ser identificada sem ambiguidades ( A IUBMB desenvolveu um sistema de nomenclatura no qual as