bioquimica
BIOQUIMICA I
CRISTIANE CURI PEREIRA
ALUNOS
DIONES GARCIA CERQUEIRA
GILBERTO RODRIGUES
HÉLYDA COELHO GUIMARÃES BALBINO
MICHEL ALVES DE FREITAS
RELATÓRIO
AULA 08: ENZIMAS
COLATINA 28 DE MAIO de 2012
INTRODUÇÃO
As enzimas são substâncias orgânicas, geralmente proteínas, que catalisam reações biológicas pouco espontâneas e muito lentas. O poder catalítico de uma enzima relaciona a velocidade das reações com a energia despendida para que elas aconteçam. Assim, na presença de uma enzima catalisadora, a velocidade da reação é mais rápida e a energia utilizada é menor. Por esse motivo as enzimas praticamente regem todo o funcionamento celular interno, favorecendo o metabolismo anabólico (construção) e catabólico (degradação), bem como externo, através de sinalizadores catalíticos estimulantes ou inibitórios atuantes em outras células (hormônios, por exemplo). Existem no organismo diferentes tipos enzimáticos, reguladores das diversas vias metabólicas, estendendo-se por todo o corpo humano, no entanto em pequenas quantidades.
Fatores externos que influenciam na velocidade de uma reação enzimática São eles:
Temperatura: Quanto maior a temperatura, maior a velocidade da reação, até se atingir a temperatura ótima; a partir dela, a atividade volta a diminuir, por desnaturação da molécula. pH: Idem à temperatura; existe um pH ótimo, onde a distribuição de cargas elétricas da molécula da enzima e, em especial do sítio catalítico, é ideal para a catálise.
A vida tem seu perfeito funcionamento, condicionado à minuciosa atividade enzimática.
OBJETIVOS
Observar a função enzimática quando em temperaturas normais e elevadas. PROCEDIMENTOS PRÁTICOS III.I Preparo de amilase salivar
Coletar aproximadamente 1 mL de saliva em um béquer de 50 mL;
Transferir 1 mL de saliva coletada para proveta de 10mL
Completar o volume da proveta para 10 mL utilizando solução salina (NaCl o,9 % );