relatorio coeficiente de partição
O coeficiente de partição óleo- água(P) é definido como a relação das concentrações da substância em óleo e em água. Para determinar o valor de P realiza-se um experimento no qual se misturam quantidades conhecidas da substancia, um solvente orgânico imiscível com água (n-octanol, clorofórmio, éter etílico), que mimetiza a fase oleosa, e água. Após a separação nas fases orgânicas e aquosa, determina-se a quantidade de substância presente em cada uma das fases. (UFPR – DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA)
1.1 TITULOMETRIA
A titulometria inclui um grupo de métodos analíticos clássicos baseados na medição de uma quantidade de um reagente de concentração exatamente conhecida que é necessária para reagir completamente com o analito.
A titulometria volumétrica ou volumetria corresponde a um tipo de titulometria na qual o volume de uma solução de concentração exatamente conhecida, que é necessária para reagir completamente com o analito, é medido.
Envolve a medida do volume de uma solução padrão necessário para reagir essencial e completamente com o analito. (UFPB-DEPARTAMENTO DE QUIMICA)
1.2 COEFICIENTE DE PARTIÇÃO DE MEDICAMENTOS
O coeficiente de partição o/a (P) é uma maneira de se determinar a lipo ou hidrossolubilidade de uma substância e prever a sua absorção.
• As substâncias mais lipofílicas, ou seja, com um maior coeficiente de partição o/a, normalmente são melhor absorvidas.
• Para moléculas ácidas ou básicas, sua lipossolubilidade também será influenciada pelo grau de ionização, esta determinada pela constante de dissociação (pKa) e pelo pH do meio.
• Entretanto, o coeficiente não pode ser demasiadamente alto, pois pode dificultar a dissolução dos fármacos nos líquidos do trato gastrintestinal. Mas, por via de regra, quanto mais alto o coeficiente de absorção o/a, maior a velocidade de absorção.
Coeficiente de partição, P:
- Mede a hidrofobicidade da molécula como um todo.
- É considerado o parâmetro mais importante em