Determinação do coeficiente de partição
Relatório 01 – Determinação do coeficiente de partição de uma substância entre dois líquidos imiscíveis.
Campus Diadema
2013
Graduandos: Aline Nunes de Viveiros
Bruno Anderson Dias Santos Ribeiro
Mariana Pereira da Soledade
Curso: Farmácia bioquímica – Turma : A – Período: noturno
Docente: Prof. Dr. Fabrício Ronil Sensato
Relatório 01 – Determinação do coeficiente de partição de uma substância entre dois líquidos imiscíveis.
Data do experimento: 19/06/2013
Campus Diadema
2013
Resumo
O coeficiente de partição do ácido benzóico no par de solventes imiscíveis água/hexano foi determinado através da titulação do ácido em cada fase, estimando o grau de associação do ácido benzóico em hexano. O valor encontrado na literatura do coeficiente de partição do ácido foi de 0,398 enquanto o encontrado experimentalmente foi de 2,993x10-3 a diferença desta aferição pode ser devido a erros durante a titulação e as imprecisões durante a separação das fases.
1. Introdução
Ao se determinar o coeficiente de partição de um dado soluto é de grande relevância para a área de físico química devido às suas implicações em outras áreas como, por exemplo, Farmacologia (como uma dada droga se distribui no tecido adiposo e no muscular) entre muitas outras áreas.
Este experimento teve como objetivo determinar o coeficiente de partição do ácido benzoico no par de solventes imiscíveis água/hexano através da titulação desse.
O cálculo do coeficiente de partição pode ser obtido diretamente através dos valores das concentrações do soluto nas diferentes fases, com a tabela 1, é possível a construção do gráfico 1 e juntamente com a equação 1 estima-se o coeficiente de partição (K) e o grau de associação (n).
2. Procedimento experimental
Para a determinação do coeficiente de partição do ácido benzóico, utilizou-se um sistema bifásico constituído de água e hexano. Foram utilizadas diferentes