Determinação do coeficiente de partição óleo/água do
Introdução O coeficiente de partição óleo-água (P) é definido como a relação das concentrações da substância em óleo e em água. Para determinar o valor de P realiza-se um experimento no qual se misturam quantidades conhecidas da substância, um solvente orgânico imiscível com água (n- octanol, clorofórmio, éter etílico), que mimetiza a fase oleosa, e água. Após a separação nas fases orgânica e aquosa, determina-se a quantidade de substância presente em cada uma das fases.
Para calcular P utiliza-se a seguinte expressão: P = [So]/[Sa] Onde: So = concentração da substância na fase orgânica;
Sa = concentração da substância na fase aquosa. Para o ácido acetilsalicílico, um antiinflamatório não esteroidal, o valor de P (octanol/água) descrito na literatura é 1,13. Ácido acetilsalicílico COOH
O
O FM = C9H8O4 MM = 180,16 g/mol Técnica Experimento 1 Transferir 20,0 mL de solução de ácido acetilsalicílico (aproximadamente 0,5 g/100 mL) para um erlenmeyer, adicionar água destilada, 2 gotas de fenolftaleína e titular com solução padronizada de hidróxido de sódio 0,05 mol/L até viragem. Experimento 2 Transferir 20,0 mL de solução de ácido acetilsalicílico para um funil de separação, adicionar 20 mL de éter etílico e agitar vigorosamente (cuidado!). Deixar em repouso até separação das fases, recolher a fase aquosa em um erlenmeyer, adicionar água destilada, 2 gotas de fenolftaleína e titular com solução padronizada de hidróxido de sódio 0,05 mol/L até viragem.