junturas
As junturas ou articulações são estruturas que unem os ossos uns aos outros intercalando-se entre eles e conferindo estabilidade e movimento ao corpo, são formadas por vários tipos de tecidos que incluem tecido cartilaginoso e tecido conjuntivo fibroso entre outros
2) Citar exemplos de junturas do tipo fibrosas e cartilaginosas?
No esqueleto temos dois tipos de junturas fibrosas: as suturas encontradas em ossos do crânio e sindesmoses tíbio fibular existentes nas extremidades distais da tíbia e fíbula junturas cartilaginosas: temos as sincondroses da cartilagem hialina mais comumente encontrada na região esfeno-occipital na base do crânio.
3 Citar as características de junturas sinoviais. Junturas sinoviais se encontram onde existe a necessidade de deslizamento ósseo contra outro como nas articulações. São constituídos de uma cápsula articular (espécie de manguito que envolve a articulação prendendo-se nos ossos que se articulam) e um líquido denominado de sinóvia ou líquido sinovial.
4) Cite as diferenças entre ligamentos capsulares, extra capsulares e intracapsulares, exemplique cada um;
Os ligamentos capsulares têm a finalidade de aumentar a resistência da cápsula articular e manter a união dos ossos. Os ligamentos extra-capsulares, estabiliza e impede o movimento em planos indesejáveis. Os intra-capsulares, dão melhor suporte e proteção durante os movimentos bruscos que ocasionam forte pressão sobre as superfícies dos ossos.
5) Classifique morfologicamente e funcionalmente, as junturas sinoviais, definindo cada tipo e exemplicando;
Funcionalmente
Mono-axial: gínglimo,Trocóide.
Bi-axial: selar, Condilar.
Tri-axial: esferóide
Morfologicamente
Plana: esterno-clavicular acrômio-clavicular entre os cárpos entre os tarsos carpo-metacarpiana tarso-metatarsiana costovertebrais entre os processos articulares das vértebras, tíbio-fibular proximal
Gínglimo: úmero-ulnar (cotovelo), fêmur-tibial (joelho),