junturas
TÉCNICO EM ENFERMAGEM NOME: Alexandra de Paula Ribeiro
RA- 2813201772
TURMA B: TURNO NOITE
CAMPUS: VERGUEIRO
TITULO DO TRABALHO:
“JUNTURAS”
SÃO PAULO 2013
DISCIPLINA: Anatomia e Fisiologia
PROFESSOR: Jonas Magno
Segundo pesquisa no Blog “ANATOMIA FÁCIL “, Junturas ou articulações são estruturas que unem os ossos uns aos outros, dando instabilidade e movimento ao corpo. São formados por tecidos cartilaginosos e conjuntivo fibroso entre outros , podemos identificar três grupos de junturas sendo uma diferente da outra sendo assim fácil de identificar sua classificação como: Articulações não-móveis (movimentos difíceis de ser observados), Articulações semi-móveis (movimentos facilmente observados) e Articulações móveis (movimentos dos membros que nos ajudam a nos locomover).
TIPOS DE JUNTURAS
JUNTURAS FIBROSAS: Encontradas entre os ossos da cabeça, difícil de ser observadas. Elas se dividem em três tipos SINDESMOSE localizada entre a tíbia e a fíbula. SUTURAS fixam quase todos os ossos da cabeça com tecido fibroso, que se dividem em três grupos; “Sutura Escamosa”que se encaixa a outra parecendo uma escama (Ex: articulação temporo - pariental ). “Sutura Plana” quando a superfície de contato entre os ossos é plana (Ex: articulações entreos ossos nasais e na linha mediana do maxilar).”Sutura Serreada ou Denteada” presente em junções cuja superfície de contato entre os ossos é bastante irregular e se entrelaça a outra dando mais resistência e firmeza á articulação,” Gonfóse” é um tipo de articulação fibrosa que fixa a raiz do dente á cavidade alveolar.
JUNTURAS CARTILAGINOSAS : São peças de tecidos cartilaginoso interposto entre a união óssea, encontramos dois grupos que diferenciam tipos de Junturas Cartilaginosas: “ Sínfese” constituída por cartilagem fibrosa e junturas cartilaginosas e”Sincodrose” formada por cartilagem hialina. As sífese são encontradas entre as vértebras formando discos