junturas
DISCIPLINA: Anatomia e Fisiologia
CONCEITO DE JUNTURAS São ossos que unem um ao outro para a formação do esqueleto,permitindo a mobilidade,ela consiste na parte mais rigida,ou seja junturas ou artuculações fazendo com que tenhamos movimentos variados.
CLASSIFICAÇÃO DE JUNTURAS Ela é classificada conforme a estrutura, possui variações entre elas,e seus aspectos são estrutural e funcional.Classificada por três grupos fibroso,cartilaginoso e sinoviais.
· Junturas Fibrosas É o elemento que interpõe as peças incluindo as articulações e o osso é mantido unido pelo técido conjuntivo fibroso,apresentada a sua grande maioria no crânio.
Existe dois tipos de junturas fibrosas:
Suturas planas: encontrada entre os ossos do crânio classificando as em suturas planas,suturas escamosas e as suturas serreadas.
Asuturas planas sua forma é retilinea encontrada entre aos ossos nasais e parietais.
Exemplo:Internasal,intermaxilar e interpalatina.
Suturas escamosas: união em bisel.
Suturas serreadas: é uma união de linha denteadade forma inrregular.
Suturas plana
Suturas escamosas
Sutura serreada
Exemplos: nos ossos nasais é uma sutura plana,entre o parietal , é uma sutura denteada e entre o parietal e o temporal é a sutura escamosa.
Sindesmoses: Possui uma grande quantidade de técido no conjuntivo fibroso.
Exemplo: sindesmose tíbio-fibular ficam entre a extremidade distais da tíbia e da fíbula.
· Junturas Cartilaginosas É o tecido que se interpõe é cartilaginoso na união entre as superfícies articulares.
As sincondrose que estão unidas pelas cartilagem hialina,e algumas sincondrose pode ser substituida com o passar do tempo.
Já as sínfises também é unida pela cartilagem hialina,mas os ossos que são ligados poe esse tipo de articulação tem um disco fibrocartilaginoso.Ambos sua mobilidade é reduzida, as sincodrose são consideradas rara.
Exemplo típicos: é a sincodrose esfeno occipital visualizada na